domingo, 23 de dezembro de 2007

SRI NISARGADATTA MAHARAJ

SRI NISARGADATTA MAHARAJ ?
Quando perguntavam sobre a data de seu nascimento, o Mestre replicava brandamente que ele nunca nasceu!
As informações existentes sobre ele foram fornecidas por familiares e amigos e, muitas vezes, são incongruentes. Conta-se que ele nasceu na lua cheia de Março de 1897, que coincide com o festival Hanuman Jayanti, quandos os hindus homenageiam Hanuman, o famoso deusmacaco do Ramayana. Por isso, o recém-nascido recebeu o nome de Maruti (outro nome de Hanuman).
O garoto cresceu quase sem instrução, numa família pobre o seu Pai trabalhava como serviçal numa residência em Bombay. Mais tarde, a família se mudou para uma pequena Quinta num vilarejo próximo à floresta de Ratnagiri, Maharastra. Maruti auxiliava o seu Pai nos afazeres da quinta e as suas diversões eram tão simples como seu trabalho, mas ele foi contemplado com uma mente inquisitiva, que borbulhava com questões de todos os tipos.
Quando Maruti completou 18 anos, o seu Pai faleceu deixando a viúva e os seus seis filhos. Isto obrigou Maruti a mudar-se para Bombay em busca de melhores rendimentos para ajudar a sua família. Após trabalhar algum tempo como auxiliar em um escritório, ele conseguiu montar uma pequena loja onde vendia roupas para crianças, tabaco e cigarros artesanais. Dizem que esse negócio cresceu e lhe proporcionou alguma estabilidade financeira. Nesse período, casou e teve um filho e três filhas.
Até a meia idade, Maruti viveu uma vida normal, como a de qualquer outro indiano. Um amigo lhe apresentou um dia, ao mestre Sri Siddharameshwar Maharaj e este foi seu ponto de mutação. O Guru lhe deu um mantra e algumas instruções sobre meditação. Logo no início da sua prática, Maruti começou a ter visões e chegou a entrar em transe algumas vezes. Alguma coisa explodiu dentro dele, dando nascimento a uma consciência cósmica e um sentido de vida eterna. A identidade de Maruti, o pequeno comerciante, se dissolveu e a personalidade iluminada de Sri Nisargadatta emergiu.
Após sua experiência de iluminação, Sri Nisargadatta Maharaj começou a viver uma vida dupla. ele continuava conduzindo seus negócios, mas não era mais o mercador preocupado com o lucro. Mais tarde, decidiu abandonar sua família e sua loja (como é costume na Índia) e viver como peregrino. Com os pés descalços, se encaminhou para os Himalaias onde planejava passar o resto de seus anos em busca da vida eterna. Mas logo retrocedeu e percebeu a futilidade dessa busca. A vida eterna não era algo para ser desejado. Ele já a possuía. Tendo ido além da ideia de "eu sou este corpo", ele penetrou num estado mental tão cheio de alegria, paz e glória que qualquer coisa lhe parecia inútil comparado a essa sensação.
Embora sem instrução, seus diálogos são iluminadores num grau extraordinário. Embora tenha nascido e crescido na pobreza, ele é o mais rico dos homens, pois é dono de uma ilimitada abundância de conhecimento perene. Ele é caloroso e gentil, perspicaz e bem-humorado, absolutamente sem medos e totalmente verdadeiro, inspirando, guiando e dando suporte a todos que o procuram.
O seu principal livro é "I Am That", onde estão transcritas suas conversas com os seus discípulos. Sri Nisargadatta Maharaj faleceu em 1981.
Esta biografia foi retirada do livro "I Am That"

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Almada, Portugal
Sou um pequeno grão de poeira no unierso, e por isso reconheço o meu tamanho, no entanto tambem sei que faço parte do equilibrio natural desse universo.

Ser de luz